22 de maio de 2012

Vamos falar um pouco sobre a Linhaça?

A guerra contra os quilinhos deve ser feita em várias frentes.Uma delas,com certeza,é manter o bom funcionamento do intestino e não é nenhum segredo que as fibras alimentares são essenciais nessa batalha.
A fibra é um tipo de carboidrato encontrado somente no reino vegetal que,mesmo não sendo digerida e absorvida ,possui uma nobre função reguladora,indispensável ao organismo.
A linhaça é encontrada em formas diferentes : semente,farinha e óleo.Então,qual seria a melhor forma de consumi-la? Isso vai depender dos seus objetivos.
De forma geral,a semente de linhaça germinada (a goma) é batida na hora com um suco ou fruta, e tem todos os benefícios que o alimento oferece : fibras solúveis e insolúveis,lignina e ômegas 3 e 6.
Para quem procura a linhaça para o bom funcinamento do intestino e quer reduzir os níveis de glicemia e colesterol a farinha é a mas indicada.Já quem deseja todo o beneficio dos ômegas-como melhorar a memória e proteger o coração, o óleo (encontrado a granel em cápsulas) é o ideal.
Entre os alimentos que são fontes de fibras,a linhaça é um dos que mais se destacam.não só por conter uma boa quantidade desse importante nutriente,mas também por fornecer muitos outros,igualmente importantes no processo de emagrecimento e controle de peso.
A maior parte das fibras presentes na linhaça são do tipo solúvel,cujo principal beneficio para o processo digestivo é formar um gel,permanecendo por mas tempo no estômago e aumentando a sensação de saciedade.Assim ,a vontade de comer demora a voltar.Outra função desse mecanismo é ajudar a eliminar boa parte do colesterol quando ele ainda está no sistema digestivo,antes de cair na corrente sanguinea.
Mas não para por aí.As fibras alimentares solúveis tem também a função de regular a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos,assumindo um papel importante na dieta de pessoas com diabetes.

  • Quanto consumir ?
Sementes : 2 colheres (sopa) por dia em sucos,iogurtes ou pratos prontos.Para preparar e farinha,bata os grãos no liquidificador no momento que for consumir.

Óleo : 1 coher de (sopa) por dia .Só consuma cápsulas com orientação de um nutricionista.


Érika Duarte.


4 comentários:

  1. Mas tá chique demais essa minha afilhada semi-nutri!!!!!
    KKKKKKK

    Adorei o post e fiquei sabendo de algumas coisas que desconhecia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semi-nutri..
      Kkkkkkkkkkkkkkk...
      Gostei hein?
      Vou adotar o adjetivo...
      Beijokas..

      Excluir
  2. oi lindaaa!! que bom te ver por aqui! vou acompanhar teu blog sempre agora :)) beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha sua lindaaaa...
      Que bem vc por aqui...
      Pode acompanhar sim ,que prometo novidades ok?
      Beijokas..

      Excluir